quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Histórias de livros





Histórias desde ontem até hoje

Manuel Preto Rodas, o Marujo, é já pai de dois filhos da primeira esposa e após o falecimento desta, casa com Ana de Sousa, com a qual tem dois filhos, José e António. O primeiro filho deste segundo casamento, José de Sousa Rodas nasce a 18 de abril de 1918.
Dez dias depois levanta-se cedo e com mais três vizinhos, deixam o lugar da Várzea, dizem um adeus até já, ao rio de Castro Laboreiro, atravessam os contrafortes da Serra de Soajo e após quatro horas de viagem e uma pausa para uma bucha, chegam a Cabana Maior onde depositam os seus votos nas urnas respetivas, elegendo deste modo os 155 Deputados  para a Câmara dos deputados e  49 Senadores para o Senado. Dobram o terceiro boletim de voto e participam na única votação direta durante a primeira República, para um Presidente da República Portuguesa.
Durante as oito horas de viagem a pé, quatro na ida e outras quatro no regresso, têm tempo para falar de tudo que os preocupa e os anima, numa terra sem estrada, sem eletricidade, sem médico, dependentes da resistência de cada um e da solidariedade de todos.
Quando chegam a suas casas, já noite, trazem na cabeça a confirmação dos desejos duma vida melhor e a certeza que o poder emana do povo e não do Rei, e uma forte convicção na alma: é preciso que o povo queira assumir esse poder e participe na construção dum mundo novo. Como? Através das letras e da instrução!
Manuel Preto Rodas organiza, ao fim do dia e aos domingos, na sua varanda virada para o caminho público, sessões de aprender a ler e a escrever, para quem o desejar.
Na mesma data, 1918, Dr. Bernardino Machado, Presidente da Republica Portuguesa inaugura em Benfica, Lisboa, a Escola Normal Primária de Lisboa.
Após algum tempo, Manuel Preto Rodas reconhece para si próprio que a tarefa é demasiada e o resultado é pouco, pois os alunos ficam-se pelo nome próprio e pouco mais. Constatada a indiferença do poder municipal e do Estado, perante os sucessivos apelos para a construção duma escola primária, fala com os vizinhos e decidem eles próprios construir a escola, na esperança que o Estado haveria de lá colocar uma professora. Aos domingos, após o almoço é vê-los a abrir os caboucos, cortar a pedra emparelhá-la e erguer uma casa igual às suas, uma porta e duas janelas. A alegria e a certeza do caminho a percorrer suaviza o esforço e atenua o cansaço. O Estado após muita insistência acaba por colocar uma regente escolar.
Trinta anos depois, o filho, José de Sousa Rodas é o correspondente do jornal regional de Arcos de Valdevez, A Vanguarda, desde 1948 a 1972. Através das suas crónicas quinzenais, informa, divulga e esclarece os assinantes, emigrantes espalhados por todas as regiões do mundo, contribuindo para a sua ligação ao torrão natal, à ascentral cultura serrana. Continua a querer um mundo melhor e um Soajo grande![1] Este jornal é em muitas casas o único material impresso. Da compilação dessas crónicas, o neto de Manuel Preto Rodas, Manuel Rodas fez a sua edição e publicação (2014) com o nome Por Soajo, (Ed.Apenas) por ser dessa forma que começavam as suas crónicas.
 80 anos depois das eleições republicanas de abril de 1918, do nascimento do seu filho, José, e das primeiras lições de ler e escrever na sua varanda, o mesmo neto de Manuel Preto Rodas, é Professor na Escola Superior de Educação de Lisboa, no mesmo edifício inaugurado por Bernardim Machado, em Benfica, em 1918. Continua a querer um mundo melhor, mais fraterno e solidário... e deseja contribuir para a preservação da identidade cultural soajeira.
 97 anos depois, 2015, pela mão do mesmo neto e em edição de autor, é publicado o livro Manual de Ramil, terra e saudade (ed. autor)!
99 anos depois, (2017) o mesmo autor publica Cartas de amigo e malviver, na editora Alfarroba.

Manuel Rodas




[1] Em 1996, Manuel Rodas, então Professor numa escola Brandoa,
Amadora, após uma apresentação aos alunos dum autor de Banda desenhada, José Ruy, convence este a fazer um livro sobre o Juiz de Soajo. A publicação foi feita pela editorial Notícias e com apoio da Junta de Freguesia de Soajo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja crítico, mas educado e construtivo nos seus comentários, pois poderão não ser publicados. Obrigado.